Followers

Wednesday, March 9, 2011

Por que aprender Inglês? /Roteiro de filme

Acesse o link abaixo e descubra por que é importante aprender uma língua estrangeira.

Aprenda a Falar do que você gosta !

As nossas aulas estão previstas para começarem no início de abril. A data certa postarei aqui.

See you soon!!!   ( Vejo você em breve)

Veja o video  da música " See you soon " de Coldplay abaixo ,com a legenda em Inglês e depois confira a tradução abaixo. Lembre-se escute primeiro em inglês lendo a legenda em inglês. depois dê uma olhada na tradução.


Vejo Você Em Breve

Então você perdeu sua confiança
E você nunca deveria ter perdido, nunca deveria ter perdido
Mas não se preocupe
Se você ja viu isso
Não responda

Vestindo um colete a prova de balas
Com todas as janelas fechadas
Eu vou estar fazendo o meu melhor
Vejo você em breve
Em uma lente de telescópio,
E quando tudo que você quer for amigos,
Vejo você em breve

Então eles vieram por você,
Eles vieram estalando seus calcanhares
Eles vem estalando o seu calcanhar
Mas não se preocupe
Se você já viu isso
Não responda

Vestindo um colete a prova de balas
Com todas as janelas fechadas
Eu vou estar fazendo o meu melhor
Vejo você em breve
Em uma lente de telescópio,
E quando tudo que você quer for amigos,
Vejo você em breve
Vejo você em breve

e oh, você perdeu sua confiança
e oh, você perdeu sua confiança
e oh, não perca perca sua confiança
e oh, você perdeu sua confiança



INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

CURSO DE EXTENSÃO: FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO/CICLO BÁSICO – OFERTA 3

TUTORA: ANA MARIA DE AMORIM VIANA
MÓDULO: III
ETAPA:
ATIVIDADE: Roteiro de Filme
ALUNO:     Eralda Pereira da Cruz
DATA:     22/03/10

                                     WELCOME TO SALVADOR 

                                                Justificativa:
           Neste filme, os estudantes podem perceber o quanto é importante sabermos que a língua Inglesa está presente em nosso país, principalmente nas grandes cidades. Que para aprendermos melhor, é preciso praticar. A língua é viva, acompanha um povo ao longo dos tempos, expressando uma maneira de organizar o mundo em nomes e estruturas lingüísticas, mudando e reinventando-se com as pessoas.
          A partir do filme, conhecendo Luíza, que sai do interior e vai passar as férias na capital, ainda no ônibus, fica impressionada com a quantidade de pessoas estrangeiras que se deslocam para Salvador. Na rodoviária as cores se multiplicam, os sotaques e as línguas se enrolam, mas não é língua de boca. Aquilo tudo para ela é novidade.
           Luíza vai compreender que a Língua é a forma humana e social de comunicar idéias através de um todo organizado de diferenças. O que fazer se ela não aproveitou bem as aulas de inglês? “ Deixa para lá , eu não estou indo para os Estados Unidos”, essa era a frase que sempre dizia para a professora.A jovem tenta ler os “outdoors” ainda dentro do táxi, vendo aquela imensa cidade com uma pluralidade cultural de dar inveja a qualquer estrangeiro.No rádio toca uma musica baiana de carnaval: “ We are carnaval / we are folia / We are the of Carnaval / we are Bahia” de Jamil e Uma  Noites.Nesse momento Luíza pensa logo no short  que vai comprar para usar no carnaval e com certeza quando chegar na pensão onde vai conhecer a amiga Luciana, elas vão querer ir ao shopping. Opus! Não é “Mall”? Não. Aqui no Brasil chamamos shopping.Lá é que vão encontrar termos e palavras estrangeiras por todos os lados. E Luíza o que vai fazer? Vamos ver o filme e conferir. A história é engraçada porque mostra uma garota do interior meio atrapalhada, mas muito simpática. A idéia do filme surgiu, porque muitos alunos ainda não vivenciaram essa realidade, conhecem a Língua apenas nos livros, e muitos nem conhecem a cidade de Salvador. O filme mistura imagem da cidade, gírias, comportamento e claro o uso do Inglês no circuito do Pelourinho.


Plano de Direção

WELCOME TO SALVADOR


        Apesar de Luíza ser uma pessoa tímida de cidade pacata,  ela é jovial, vaidosa, atrapalhada, mas é inteligente, e os amigos que ela vai conhecendo são descontraídos, espertos, e alguns malandros como alguns personagens baianos. A música deve estar presente constantemente e de preferências , músicas com expressões ou palavras inglesas. Não pretendo fazer uma cópia do filme “Ó pai ó”, mas desejaria que fosse engraçado, sem mostrar muito a realidade da Bahia, deixaria de lado o sexo, porque na verdade o que mais importa mesmo é uso presente da Língua Inglesa. Um filme moderno requer luzes, cores, seria bom usar bem as cores que representa o turismo de salvador, que a meu ver, seriam as cores do “Olodum” uma banda da cidade. Acredito que o close seria o ideal, porque o que mais vou enfatizar é a fala e a escrita da língua em placas, outdoors, etc. Porém, uso do plano americano não seria descartado em algumas cenas. Misturar a realidade com o teatro é bem mais interessante, mas como é uma curta metragem, então as cenas devem ser dramatizadas em estilo de teatro, não aquele teatro de “ Romeu e Julieta” mas um leve teatro para dar mais humor  a história.
       O trabalho com os atores deve ser descontraído e divertido sem perder a responsabilidade, nós deveríamos ficar alguns dias em Salvador para fazermos as gravações, depois de gravarmos íamos curtir a praia.

Personagens

       Como já falei de Luíza, 24 anos, tímida de cidade pacata, mas muito vaidosa e econômica. Não é uma “Lady”, mas seu corpo magro , seus cabelos encaracolados , seus olhos claros encantam as pessoas. Luíza trabalha o ano inteiro como balconista de uma loja de tecidos para em fevereiro ir passar o carnaval em Salvador, ela viaja sozinha e consegue alugar uma pensão lendo o jornal “A Tarde” a partir daí, conhece a amiga Luciana de 20 anos, bonita, magra, morena, cabelos curto e muito sensual, quando passa: morenos, loiros todos a olham. Ao irem ás praias, conhecem morenos e mulatos, à noite , no Pelourinho conhecem gringos e se enrolam no cardápio porque Luciana é apaixonada por Inglês, ela quer aprender para casar com um gringo, então sai lendo tudo que aparece é aí que a história fica engraçada.Os personagens secundários são gringos, moleques de rua( vendedor), garotos soteropolitanos bem malhados e negros.
      Acredito que quando um autor escreve uma história, seus personagens principais representam alguma coisa. Como é o caso do Sítio do Pica pau Amarelo, que a Emília representa a porta voz de Monteiro Lobato, pelo menos foi o que li. Meus personagens representam os jovens de interior que não têm conhecimento do mundo lá fora até os 24 anos e de repente se vêem num mundo muito diferente deles, com situações inusitadas.Já Luciana é mais vivida mesmo sendo do interior, mas vivei na rua, comeu o pão que o diabo amassou e nem assim perdeu a sua integridade .










8 comments:

  1. Muito bom esse curso de Inglês , vale a pena conferir!

    Enjoy it!

    ReplyDelete
  2. Olá, Arione! Também gostei muito do seu blog.É bem gostoso e encantado .Sempre que puder vou visitá-lo e enviar alguns dos seus scraps para os amigos.

    A big hug!

    ReplyDelete
  3. professora seu blog é o mássimo!
    parabens! de keila
    o orkut que eu escrevi é o da minha mae é que eu nao tenho!

    de keila

    ReplyDelete
  4. Oi amiga,
    te desejo uma ótima tarde e um bom final de semana. Bjus...

    ReplyDelete
  5. Obrigada , amiga pelas visitas. sempre que puder estarei visitando seu lindo blog.

    ReplyDelete
  6. Meu nome é Iêda. Adorei seu blog. Muito criativas suas atividades. Parabéns!
    Nesta atividade de roteiro de filme que filme você usou? Não encontrei o vídeo para assistir. Vc pode deixar a dica?
    Abraços.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Iêda!
      Desculpe pela demora! Mas só agora vi o seu comentário.Obrigada por ter gostado do blog.Amiga, esse trabalho faz parte de um curso de pós-graduação em mídias na educação, pedia apenas para nós fazermos um roteiro de filme(curta).Pretendo um dia , quem sabe, produzir um curta metragem com esse roteiro com meus alunos.Mas se vc quiser com seus alunos produzirem, fique à vontade.Abraços!

      Delete